Eu tenho Tourette, Mas a Tourette não me tem!


Esses dias estava passeando pela TV, quando algo na MTV me chamou atenção: Uma garota com essa tal síndrome de tourette, e o assunto realmente me interessou. Muita gente que escuta falar, não sabe muito bem o que é. Mas a síndrome não é tão rara assim como muitos pensam e nem tão complicada de se entender.
  Quando você procurar sobre tal no google, o que pode aparecer para você é algo como "Desordem espasmódica" e ai você faz aquela cara de ''Ein?'' só para conseguir entender que na verdade, a pessoa que sofre com essa síndrome tem vários tiques motores e pelo menos um tique vocal.
 
  Muitas pessoas que encontrar alguém que sofre desse distúrbio pode, sem querer, acabar rindo porque muitas vezes pode parecer alguma brincadeira boba de alguém querendo chamar atenção.
  Gestos obscenos, gestos imitando outras pessoas ou coisas, piscar os olhos, torcer o nariz e a boca, uso involuntário de palavras obscenas, coçar a garganta, usar repetidas vezes de maneira exótica uma palavra aleatória em meio a uma frase a até mesmo arremessar objetos podem ser alguns dos tiques dessa síndrome.
  Estive vendo alguns vídeos e artigos como
esse, e a maioria das pessoas que tem tourette se sentem um monstro, e constrangidas porque os atos ás vezes são tão anormais que todas as pessoas olham para elas como "Oh! Que estúpido!" mas não entendem que não é porque eles querem, e que se eles pudessem eles se controlariam! Muitas vezes uns até conseguem se segurar um pouco, mas não é sempre e não é tudo. 
   A HBO gravou um documentário sobre as crianças com tourette dos EUA, e apesar de não ter tradução dá para vocês verem alguns dos tiques desses pequeninos.




0 comentários: